madeira

A ideia deste trabalho é o aproveitamento e peças de madeiras de reciclagem, aliados à serragem e materiais que a natureza nos oferece com tanta generosidade !!!!

Seguidores

sábado, 16 de setembro de 2017

relógio casinha de chocolate e baunilha do Opa's Haus





mais um relógio do OPA'S Haus !
Hoje apresento o relógio CASINHA DE CHOCOLATE E BAUNILHA!!!
é tão fascinante o mundo dos sonhos e da fantasia. Já imaginou uma casa de chocolate e baunilha? O perfume da baunilha nos encanta...
e por falar em baunilha.....
Você conhece a baunilha da Amazônia , a baunilha brasileira?
Ela tem um nome CUMARU !  cumaru ou fava tonka. 





meu amigo Kayapó, nativo da Amazônia vai nos contar mais sobre o Cumaru, a baunilha brasileira , maravilhosa baunilha da Amazônia.



  relógio confeccionado com madeira  reciclada















Cumaru - fava tonka


Dipteryx odorata, popularmente conhecido  como cumaru, fava tonka,  cumaru-ferrocumbarucumburuparucumaru-verdadeirocumaru-amarelocumaru-do-amazonas e curumazeiro, é uma árvore da família das leguminosas.




"Cumaru" e "cumbaru" provêm do tupi  kumba'ru



utilizado pelos nativos indígenas desde longa data, para cura de vários males
A árvore de cumaru é majestosa e conhecida pela lenda Tupi como árvore dos desejos.





As sementes do cumaru ou  são fermentadas e usadas para picadas de cobra, cortes na pele, contusões, tosse e reumatismo. Na medicina herbal, o cumaru é considerado  por possuir propriedades antiespasmódica, cardiotônica e ações anti-asmáticas.




 Age também como fixadora de essências e é utilizado com o propósito na perfumaria. Outro uso possível é na culinária para criação de doces, como brigadeiros.




O óleo extrato possui odor agradável e adocicado. Sua fragrância é uma reminiscência de baunilha, amêndoas, canela e cravo.



uma mistura de baunilha amadeirada com amêndoas. Só mesmo provando para descrever esta maravilha !!!!!




A semente de cumaru, assim como a canela e a noz moscada, é tóxica ao organismo se utilizada em grandes quantidades. Mas usando moderadamente não faz mal à saúde e agrega um sabor simplesmente irresistível! Impossível descrever seu maravilhoso sabor !!

Resultado de imagem para cumaru árvore


A valorização de suas sementes , protege o cumaru , pois sua madeira é valiosa. Assim se consumirmos mais o cumaru , protegeremos também sua árvore , pois assim ela valerá mais em pé do que cortada.
vamos perfumar nossa vida e preservar nossa amada Amazônia?




extrato de cumaru 
uma  boa maneira de se utilizar a fava cumaru é preparando seu extrato.
coloque em 200 ml de vodka, seis  favas de cumaru cortadas de forma longitudinal .
deixe descansar por uma semana e mexa de vez em quando.  Utilize em substituição ao aroma de baunilha.



Ciência:

Cumaru pode ser a cura do Alzheimer


 Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) descobriram uma substância presente no cumaru (Dipteryx odorata), que mostrou propriedades neurogênicas e, segundo a pesquisa, ao ser aplicada de forma intravenosa, a droga induz as células tronco, que são responsáveis pela produção de neurônio, a reproduzirem novos neurônios.