madeira

A ideia deste trabalho é o aproveitamento e peças de madeiras de reciclagem, aliados à serragem e materiais que a natureza nos oferece com tanta generosidade !!!!

Seguidores

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

duendes azuis , azuis como o jenipapo no Opa's Haus

 meus amigos duendes azuis me perguntaram :
existe algo mais azul do que nós duendes daqui do sul do Brasil?
então eu respondi:
claro que existe. o Jenipapo.
 No norte do Brasil, longe daqui, existe uma fruta maravilhosa  do jenipapeiro que como magia tinge tudo de azul !!!!


então eles responderam :
queremos conhecer o jenipapo!!!















então lhes apresento a maravilha que é o Jenipapo:

Jenipapo é o fruto do jenipapeiro (Genipa americana), uma árvore que chega a vinte metros de altura e é da família Rubiaceae, a mesma do café. É encontrada em toda a américa tropical. No Brasil, encontramos pés de jenipapo nativos na amazônia e na mata atlântica, principalmente em matas mais úmidas, ou próximo a rios- a planta inclusive aguenta encharcamento. 


Em guarani (língua indígena)jenipapo significa "fruta que serve para pintar"






fruto do jenipapo verde amassado

BOLO AZUL DE JENIPAPO VERDE
2 xicaras de farinha de trigo - 2 xicaras de polpa de jenipapo verde - 2 xicaras de açucar - 3 ovos - 3 colheres de sopa de azeite - 1 colher (de chá) de fermento quimico e 1/2 xícara de agua ou leite
Colha os frutos graúdos, mas verdes. Descasque-os, tire as sementes e triture bem com quantidade necessária de agua, Bata tudo. Unte a fôrma, enfarinhe e despeje a massa. Asse em forno pré-aquecido,

O licor de jenipapo é uma bebida apreciada na Bahia, em Pernambuco e em cidades de Goiás.


do sumo do fruto ainda verde, se extrai uma tinta com a qual se pode pintar a pele, paredes, cerâmica etc.







 O jenipapo é usado por muitas etnias da América do sul como pintura corporal e some depois de aproximadamente duas semanas.




 A bela coloração azul-escura formada deve-se ao contacto da genipina contida nos frutos verdes com as proteínas da pele, sob ação do oxigênico atmosférico.







         tribos indígenas kayapós da Amazônia












neste vídeo Regina Casé faz uma reportagem muito interessante sobre o  Jenipapo, com um relato de cura de leucemia . Também demonstra  o uso do tipiti, um artefato indígena para prensagem do jenipapo, vale a pena ver !